Sondagem a Percussão em SP, Santo André

Perfuração

As ferramentas utilizadas nesta etapa são: trado cavadeira (concha) e espiral, trépano de lavagem, tubo de revestimentos e hastes de aço retilíneas, projetadas pela ABC Fundações com comprimentos padronizados, para facilitar o controle visual e a fiscalização do processo durante a execução da sondagem.

Inicia-se a perfuração com trado cavadeira até 1,0 m, seguindo-se a instalação do tubo de revestimento com sapata cortante. O avanço, a trado, segue até o nível d’água.

Após atingir o nível d’água freático, o processo de perfuração passa a ser por lavagem, utilizando o trépano de lavagem, bem como, bica, cruzeta, moto-bomba e caixa de lavagem com tela, desenvolvida pela ABC Fundações para auxílio na coleta de materiais.

Amostragem e SPT

As amostras são coletadas a cada metro e nas mudanças de camada. As principais ferramentas utilizadas nessa etapa são: amostrador padrão e o bico do amostrador. Para garantir a integridade das amostras, a ABC Fundações desenvolveu o Sacador de Amostras. Estas, por sua vez, são acondicionadas em copos plásticos.

As amostras que seguem para análise são coletadas do bico do amostrador, após sua cravação, sob a ação do martelo de 65 kg, em queda de uma altura de 75 cm.

A ABC Fundações controla a massa do martelo através da pesagem periódica do mesmo em balança digital, a qual é aferida pelo IPEM, garantindo assim, a unidade do SPT estabelecido pelas Normas.

SPT-T

Além dos dados referentes à resistência do solo (SPT) a ABC Fundações também apresenta os dados relativos à resistência ao cisalhamento (Torque).

Para isso é utilizado um Torquímetro, dotado de ponteiro de arraste (que reduz substancialmente erros de leitura), e calibrado para 80 kgf.m, com aferição periódica pelo NMST.

Carregando...